  From: Flávio Barros
  To: [EMAIL PROTECTED] ; [EMAIL PROTECTED] ;
debian-user-portuguese@lists.debian.org ; freebsd@fug.com.br ; [EMAIL
PROTECTED] ; [EMAIL PROTECTED] ; slack-users@linuxmag.com.br
  Sent: Friday, April 22, 2005 10:12 AM
  Subject: [FUG-BR] Qual firewall usar

  Qual firewall é mais recomendado ?

  Tenho diferente situações. Preciso montar um firewall para a Prefeitura, para
LAN
  HOUSES, para empresas diversas, escolas, faculdades, etc.

  Sei que o openbsd é considerado o mais seguro. Cheguei a fazer algumas
  configurações com ele mas apenas aqui em casa mesmo.
  Temos ainda o ifw e o iptables.

  Mas o que difere entre eles ? Qual a vantagem de um em relação ao outro ?

  Preciso além de bloquear/liberar rquisições, preciso de controle de banda.

  Me parece que o OpenBSD faz isso muito bem, quase que nativamente, e ainda
tenho a
  possibilidade de priorizar requisições o que no iptables ou no ipfw não tem,
certo
  ?
  No iptables e o ipfw o controle de banda funciona bem como no OpenBSD ?