João,

        Vc já analisou os logs do Firewall para ver se não está sendo barrado
alguma coisa?

        Utilizo o ftp-proxy, e foi necessário liberar as seguintes regras para
funicionar:

# Ftp-proxy
pass in quick on $ext_if inet proto tcp from any to $ext_if port 55000><57000
keep state
pass in quick on $int_if inet proto tcp from <int_net> to 127.0.0.1 port 8081
keep state
pass in quick on $int_if inet proto tcp from any to $int_if port 55000><57000
keep state

## Sendo:
   :: 55000-57000 o intervalo de portas que está configurado o ftp-proxy para
estabelecer as conexões
   :: <int_net> minha rede interna
   :: 8081 é a porta que está rodando o ftp-proxy

[]'

Cristiano Maynart