Recentemente, por necessidade de um cliente, desenvolvi uma ferramenta para complementar a autenticaao de usurios PPPoE.

Atravs da configurao do radius (cistron) o programa executado e verifica se o usurio precisa ter seu MAC ADDRESS authenticado tambm.

Cada usurio pode ter qualquer quantidade de MAC Addresses autorizados e caso a authenticao prossiga, o programa vai ento verificar o tipo de IP que o usurio deve utilizar.

So permitidos 3 tipos de IPs: fixo, valido e invalido.

Para o IP fixo, voc simplesmente informa o IP do usurio.

Para os tipos valido e invalido, voc cadastra quantos polls (ranges) estiverem disponiveis.

Qualquer range pode ser especificado (desde de que esteja entre 1 a 65536).

O proximo passo do sistema ser configurar a banda especifica do usurio (estou pensando em fazer com o pf, mas o ipfw provavelmente ser suportado tambm).

O sistema precisa do radius cistron (/usr/ports/net/radiusd-cistron) e do MySQL.

As fontes sero distribuidas sob a licena BSD, mas ainda no consegui nenhum lugar para disponibilizar o download.

Se alguem quiser testar, por favor entre em contato em pvt que eu vou fornecer o cdigo.

Qualquer ajuda (teste, sugestes ou qualquer outra coisa) ser bem vinda.

Luiz