From: "Marcelo da Silva" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <Freebsd@fug.com.br>
Sent: Friday, May 27, 2005 12:47 PM
Subject: [FUG-BR] IPFW + Dummynet

Ola sou iniciante em FREEBSD e tenho algumas duvidas, se alguem puder
esclarece-la  ficarei muito grato;;
tenho o Free 5.3;

como é a regra de NATD para fazer NAT por  classe de ip...
hoje eu tenho e seguinte regra no rc.conf:
   natd_enable="YES"
   natd_flags="-l -u -f /etc/natd.conf"
   natd_interface="ed0"
e no    natd.conf:
   interface ed0
  dynamic yes
  same_ports yes
  use_sockets yes

so que estas regras acima, faz nat para qualque classe de rede, e qualquer
interface de rede a mais qeu eu tenha na maquina;;

Outra pergunta é no controle de banda.
para cada  ip que vou limitar a banda de entrada e saida  eu preciso criar 2
pipes, uma para entra e outro para a saida, isso é correto ?? ou eu posso
criar 2 pipes  e usar para todos os ips ??
e mas ainda, se eu tenho 3 ips, se eu colocar eles nos mesmo pipes, eles
compartilharam a velocidade especificadas ??

outra coisa, quero  limitar a velocidade dos  ips, e os que eu nao tenho uma
regra criada,   fazer que eles passe por um pipe de  baixa velocidade para
que nao  trafeguem quase nada, esta regra tem que vir  antes ou depois das
outras, lembrando que do usando  a politica de firewall_type=OPEN

Abracos;;;