----- Original Message ----- From: "Fred Cox" <[EMAIL PROTECTED]>

Pessoal,

Tenho um server com FreeBSD 5.4 em produção com servidor de email,www,ftp e ssh.
   Há 1 semana obtive um segundo IP para estabelecer redundância.
Gostaria de implementar um serviço que proporcione redundância. Tipo quando o primeiro IP cair o segundo assume os serviços de email, www, firewall, etc...

Também estou precisando instalar uma segunda máquina espelho. Pensei em utilizar o freevrrpd. Há algum manual que explique passo a passo o processo? Me parece que
   é necessário um crossover entre o master e slave? Isso procede?

   Desde já agradeço,

   Fred

De uma lida nesse link: http://www.countersiege.com/doc/pfsync-carp/

Esqueça o VRRP ele não funciona tão bem quanto o CARP e tem um monte de briga sobre a patente do VRRP (cisco).

A cabo entre as maquinas pode não ser necessário dependendo do seu setup.

Lendo a documentação do pf e do carp você encontrará mais detalhes.

O carp esta disponivel apenas a partir do release 5.4 do FreeBSD.

[]´s
Luiz