Caros colegas,

Se possível, gostaria que me tirassem uma dúvida. Tenho uma rede interna, denominada rede A, com netmask ff:ff:ff:00 que se conecta à Internet através de um servidor FreeBSD com NATD conectado ao Velox (o que define como a rota padrão para Internet). Sendo que, existe outra rede, denominada rede B, interligada à Internet por meio de um roteador, conectada no mesmo Switch da rede A. Assim:

------------------                 ---------------
| Rede A         |                 | FreeBSD NATD|
| 192.168.0.0/24 | ---[ Switch ]---| 192.168.0.1 |---[ Velox ]--Internet

                     [ Roteador ]

                      [ Modem ]

          [ Gateway da Rede B 10.0.0.0/8 ]

                       Internet

A minha pergunta é a seguinte. Teria como configurar o FreeBSD de forma que as máquinas da Rede A acessem a Internet automaticamente através da Rede B quando acontecer algum problema no Velox, formando assim um link redundante?

Eu já tentei criar uma rota não default na máquina FreeBSD de modo que quando a conexão com o Velox cai, o acesso a internet passa por essa rota com trânsito pela Rede B, mas somente funciona para a máquina FreeBSD. Como posso contornar isso de forma que cada máquina da Rede A acesse a Internet pela rede B (passando pelo FreeBSD) sem que para isso eu tenha que definir IPs para cada máquina dentro da netmask da rede B?

Tá meio confuso, mas qualquer coisa eu tento esclarecer melhor.

Valeu pela ajuda!

Julián Herrera