Caro Ricardo Maia,

Permita-me passar um pouco da minha experiencia com o
FreeBSD 5.x, pois estou usando-o em diversos servidores
e estacoes.

Os problemas que aconteceram comigo foram todos provocados
por hardware defeituoso ou problematico (winmodem e cia).

> meu modem eh um lucent/agere v92... funcionava... nao funciona mais...
> ele nao aceita sequer entrar no modo terminal... "no buffer space
available".
> meu som esta OK!

Cara...Isso nao eh modem de verdade!!! Eh softmodem, e, o mesmo nao eh
suportado
oficialmente. Sei que existe um driver la no ports, mas segundo consta la,
so funciona com modems Lucent. Comigo, nao funcionou.

Qual eh a solucao ai??? Simples, comprei um modem de verdade (hard-modem),
do tipo
USR Robotics ou qualquer outro hard-modem, externo de preferencia.

Eu comprei um TRENDnet TFM-560x (externo) e funciona perfeitamente.
Ja testei com varios outros modems (externos) de diversas marcas e
todos funcionaram perfeitamente, sem incluir ou alterar nenhuma
linha no kernel. Somente liguei o dito na com1 ou com2 e configurei
o ppp.conf e pronto. Ate um de 14400 da Trellis ta funcionando
perfeitamente.

> meu sistema de vez em quando reinicia ao tentar ler algum cd riscado...
>(5.4).

Em varios SO's ja vi isso acontecer, e o problema mais uma vez era hardware.
Dessa vez, era memoria com defeito intermitente. Rodei um memtest86
http://www.memtest86.com/ e depois do terceiro passe, boom...o defeito
surgiu.
Note que ai, a culpa nao era do drive de CD-ROM, um LG, e sim
da memoria. Troquei o modulo de memoria defeituoso e problema resolvido.

Quanto a placa de som, tambem tive alguns problemas com elas.
Simplesmente, instalei uma placa suportada oficialmente e ponto final.
Comprei uma Sound Blaster da vida e tudo funciona que eh uma maravilha.

Esta semana, eu instalei o FreeBSD 5.4-RELEASE em um Compaq Prosiginia 300
(dinossaouro), Pentium 75Mhz com 32MB de RAM, fabricado em 1995 e logo em
seguida atualizei para STABLE sem nenhum problema.
Tirando o tempo para fazer o buildworld, ta funcionando perfeitamente
atuando como firewall/dns-dhcp/ntp/proxy.
Tudo instalado via FTP atraves de tres miseros disquetes.

Outro dia, cometi o "sacrilegio" de instalar o FreeBSD 5.4-RELEASE em uma
maquina xingling com uma placa mae PcChips ML810DLU com tudo on-board.
Tirando o som e modem, tudo o resto funcionou sem nenhum tipo de problema.
Era a que o cliente tinha disponivel...Fazer-o-que?!
A unica coisa que foi trocada foi o modulo de memoria.
Gracas a Deus, o cliente aceitou pagar mais um pouco e compramos
um modulo da marca KINGSTON. Ta rodando beleza!

Resumo da opera...Quando tive problemas, no meu caso o culpado foi hardware
defeituoso ou problematico, e nao este sistema operacional altamente
flexivel
e conceituado que se chama FreeBSD, do qual, nao troco por nada!
Ja migrei todos os servidores qua administro para o 5.4-STABLE e
so tive beneficios.

Saudacoes,

Marcos Silva