Andre, todo AP compartilha sua banda, entao vc deve ficar atento ao
seguinte fato:

1 AP 802.11b (10MB) trafega com 1 maquina em 10MB ou com 10 maquinas a 1MB...

Este e o problema das redes wi-fi. Caso o AP possua muitos clientes
pendurados, ele ira compartilhar banda, tornando o acesso a dados na
rede lento.
Outra coisa a se levar em conta e que se o AP for G ou G+ (54MB ou
mais) e vc colocar 1 unico desktop com placa B, toda a sua rede cai
para a velocidade do B (10MB).

Verifique sua rede quanto ha estes itens.
Em minha opiniao, hoje, rede wi-fi e excelente para navegacao, nao
para compartilhamento de arquivos.

[]`
Vinicius Maia (daemon)