Hum...

PPP resolvido, tou na net.

Axo que nao estou muito acostumado com interface grafica no freebsd, mas eu instalei o gnome 2.10.0
o GDM eu soh consigo iniciar como root, entao eu uso o sudo...
a partir disso, eu logo como usuario "ricardo"...
gozado, ele nao chega a carregar a interface, dando um erro de "xauth:error in locking authority file
root/.Xauthority"

ueh??? eu sou o usuario ricardo, como pode o gnome querer ler o arquivo do usuario root?

alguem me ajuda, pq a solucao q eu encontei foi dar um chmod 770 na pasta /root...

tudo bem que eu estou em casa, mas nao acho isso correto... existe um .Xauthority em /home/ricardo, entao leia este e nao o do root...

existe dezenas de problemas desse tipo no google, mas em nenhum destes existe uma resposta decente.