Dae galera... o que acontece aqui...
meu firewall na frente de todas as minhas aplicacoes...
e minhas aplicacoes todas com ip invalido...
HJ tudo funciona que eh uma beeleeeza!!!
redireciono portas utilizando o redir (/usr/ports/net/redir)
só que...
preciso de controle de spam no meu MTA seria um controle de rbl...
tudo bem... as regras estao lá... e funcionando só que...
eu estava verificando os logs do qmail-smtpd e o que acontece...
quando um mta se conecta ao meu primeiro o firewall faz a tabela nat neh...
ai que tá no log aparece o ip interno do firewall e nao o ip do cliente que esta se conectando...
ai por sua vez os meus filtros de rbl nao funcionam...
como faço para que ano precise tirar de tras do firewall o meu  MTA,
configurar o firewall para ser router e colocar como gateway do meu MTA o router do firewall???

uma ultima coisa...
utilizando o ipfw+ regras de fwd estou com duvidas...
a regra fwd tem que vir antes da regra de allow para liberar as portas ou depois???

no mais eh isso
obrigado!