sua placa de rede esta operando no modo ibss ibss-master adhoc hostap ???

uso assim no meu freebsd 6 ( ral0 só com 6 ) ( FW aka pfSense.com )
ifconfig ral0 stationname BSSPFS1 channel 6 hidessid protmode rtscts ssid ConnectNET wepmode on wepkey 0xa20fffb1ee weptxkey 1 media autoselect mode autoselect mediaopt hostap

e assim num 5.4 ( com 1 orinoco silver ) seto ele pra fixa velocidade em 11 pq fica muito olulante em autoselect. ifconfig wi0 10.0.2.1 netmask 255.255.255.128 nwid BSSNET2 nwkey 0x40cc7d409e media DS/11Mbps mode 11b mediaopt adhoc stationname BSSPFS2 channel 1

wicontrol eu somente utilizo pra ver o nivel do sinal.