Na verdade eu nao consegui ainda com o modem roteado.. eu passei um
nmap no ip do router e mostrou que somente as portas 23 e 80 estao
abertas .. mesmo eu criando o tunnel ...com create l2tp tunnel config
ifname l2t-0 ... e ai vai (no router) .. mas isto nao liberou a porta.
tambem tentei colocar uma regra nat rdr para a porta 1723 mas tambem
nao liberou .. eu fiz um teste resetando o modem e ele voltou as
configurações de fábrica, dai eu nao fiz roteamento.. faço conexao
pppoe normal autenticando por ppp -ddial.
O problema era que o router nao libera a porta 1723 ... mas muito
obrigado pelas respostas! ajudou bastante.