Luiz Morte wrote:

Oi João Carlos,

Não sei se vc notou mas existem dois pacotes:
courier: completo incluindo servidor email, pop, imap ...
courier-imap: servidor imap e pop3.

Notei, mas o courier-imap sozinho chama vários processos. Como ele nao usa o inetd, ele tem um daemon próprio. Esse daemon só atende uma porta, então voce precisa de um para cada servico (POP, POPS, IMAP, IMAPS). Se a conexÃo for SSL, ele chama um outro programa só para fazer a decodificação. Então ele tem um outro programa só para fazer login, e só depois disso tudo ele dispara o programa que le as caixas postais. A vantagem disso é que é fácil ler as caixas postais para migração, pois voce pode bypassar a etapa de login, mas a complicação que é gerada por isso é monstruosa!

[]s,
Luiz Morte.

João Carlos Mendes Luís wrote:

Eu estava escolhendo um servidor de IMAP com suporte a Maildirs. Já tinha a cabeça pré-orientada para courier, mas quando fui mexer no vespeiro, fui picado, quer dizer, me assutei com ele. Um dinossauro, com um monte de programa que talvez faça sentido se eu usar todo o pacote courier, mas complexo demais para
quem só quer um IMAP server com Maildirs.

Vendo as outras opções, achei o tal do dovecot. Ele me pareceu bem simplezinho,
mas batante poderoso, com suporte a tudo que eu precisava:
IMAP+POP+Maildirs+SSL.  E sem configurações complicadas e daemons
desnecessários. Ou seja, tudo que eu tinha com o imap-uw, mais as vantagens do
maildir.  IPC: NAO preciso de dominios virtuais.

Entretanto, antes de assumir o dovecot na veia, eu gostaria de saber se mais alguem teve alguma experiencia com ele. De preferencia as experiencias recentes,
pois ele ainda é classificado como beta.

Já vi alguns emails falando muito bem do dovecot, mas acho que a experiencia do
pessoal aqui na FUG é importante para validar os comentários.