Olá pessoal!

Na empresa em que trabalho, as máquinas da rede privada conectam-se à Internet através de duas conexões, controladas por dois servidores: via ADSL Velox (máquina gateway1, 192.168.0.1) ou via modem+roteador Cisco (controlados pela máquina gateway2, 192.168.0.2). O gateway1 roda FreeBSD 4.10 com user PPP e NAT. Já o gateway2 roda FreeBSD 5.3 com NAT na interface de rede conectada ao roteador Cisco. As máquinas clientes Windows XP são configuradas via DHCP e possuem os dois gateways como padrão, sendo o 192.168.0.1 o primário (a conexão através da Velox é bem mais rápida).


A utilização de dois gateways como padrão nas máquinas Windows XP clientes não é satisfatória, uma vez que a mudança automática para o gateway secundário só é executada quando o primário está offline, o que não acontece quando o Velox desconecta só (pois o gateway1 continua online).

Minha dúvida é a seguinte: como a conexão com a Velox costuma cair por períodos relativamente longos (meia hora aprox.), gostaria de saber se há condições de implementar dois default gateways na máquina 1, de forma que quando a conexão com a Velox cair, os pacotes sejam encaminhados automaticamente para o gateway2.

Apesar da mensagem longa, espero algum comentário. :)

Grato!

Julián Herrera

P.S.: criei um script anexado ao ppp.linkdown para redefinição da rota padrão para o gateway2 quando a linha cai. Ele foi testado com sucesso ao desconectar fisicamente o modem ADSL da linha: o user PPP detecta corretamente o linkdown e o script redefine a rota para o gateway2, mas misteriosamente isso não funciona quando o Velox cai por si próprio.

_______________________________________________
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br

Responder a