Cara,

tenho o mesmo problema (Achar um sistema de arquivo distribuido (
algum esquema de raid sobre rede ) que possa mantar N servidores em
tempo real preparados para algum desastre na rede)

Ainda brincando com o geom-gate (muito bom) pena que não dá pra usar
vários writers.. escrevendo num mesmo disco.

Agora para uma solução failover.. funciona legal.. vê se consegue
entender o mapa abaixo:

geom-gate:

10.1.1.10         10.1.1.11
/dev/da0           /dev/da0
     |                      |
     \                     /
       \                 /
         \             /
            ATIVO
         ( 10.1.1.10)
         /dev/ggate0

1. # echo "10.1.1.10 RW /dev/da0\n10.1.1.11 RW /dev/da0" > /etc/gg.exports
    # ggated

2. /dev/ggate0 ( 10.1.1.10:/dev/da0 & 10.1.1.11:/dev/da0 ) em raid espelhado
  -> comando para fazer isso
      # ggatec create -o rw -u 0 10.1.1.10 /dev/da0
      # ggatec attach -o rw -u 0 10.1.1.11 /dev/da0
      # mount /dev/ggate0 /mnt

Descrição:
1. Cria-se o arquivo gg.exports configurando o compartilhamento do
device /dev/da0 permitindo eu mesmo e a outra máquina (vide semelhança
com nfs) .. o arquivo deve ser identico nas maquinas e estartados
(inventei esse verbo) em ambas as maquinas com o comando (ggated).

2. Na maquina que você elegeu como produção ou ativo, monte a partição
de acordo com os comandos citados no item.

Agora cabe você montar um script failover para quando o ativo cair a
outra máquina monte o device /dev/ad0 que vai conter todos os dados do
outro device da maquina ativa em tempo real.. e  vice-versa quando o
sistema voltar ao normal.

Outra solução (que eu também estou em busca) é um sistema de
balanceamento de carga, que seria aproveitar o processamento das duas
máquinas, pra isso preciso de um sistema de arquivo que esteja em
tempo real disponivel para as duas ou mais maquinas.

Estou pesquisando o CODA (tá no ports: cd /usr/ports && make search
key=coda), só tá faltando aquele tempinho extra pra eu dar uma
estudada... pelo pouco que vi, ele é bem complexo, mas poderia sanar
esse e outros problemas...

PS.: site do CODA: http://www.coda.cs.cmu.edu/

aproveitando a deixe e já me desculpando pelo longo email... se alguem
tiver experiencia com o CODA ou algo semelhante... please, poste seus
comentarios aqui... eu tava querendo algum QUICK  HOWTO só pra eu
montar um ambiente desse e ver se vai suprir minha necessidade.

Abraços,

Gustavo (gugabsd)