Marcio Antunes wrote:
Pessoal,

Estou com um servidor de uma empresa que me pediram para analisar o seu HD, notei que dia a dia estou o squid esta aumentando de tamanho, 1% ao dia, o HD de 40 gb.

Notei que usr esta com 24G. conforme tabela

/dev/ad0s1a 1.0G 25M 929M 3% /
devfs 1.0k 1.0k 0B 100% /dev
/dev/ad0s1e 4.2G 23k 3.8G 0% /home
/dev/ad0s1d 2.1G 468M 1.4G 25% /squid
/dev/ad0s1g 1.0G 100M 854M 10% /tmp
/dev/ad0s1h 27G 1.5G 24G 6% /usr
/dev/ad0s1f 2.1G 28M 1.9G 1% /var

Gostaria de dimensioar as particoes de acordo com o uso, este servidor é para ser usado como, proxy, pagina web e correio, existe alguma mandeira de fazer isso ?

Nao que eu saiba.

Alias, esse problema é o que eu chamo de fragmentação de espaço livre. Voce acha que vai usar X de espaço, e NUNCA acerta (A lei de Murphy é infalível).

Por isso eu costumo usar Somente um X mínimo (128M a 512M) para o /, um tanto para o swap, e TODO o resto para o /usr, sendo que o /var é movido para o /usr, e feito um link simbólico.

Assim, TODO o espaço livre está no /usr, e não tem fragmentação.

Por que não coloco logo uma única partição? Por que se der problema no /usr, o / ainda consegue montar e tenho um sistema mínimo para analisar o problema.

Ah, o /tmp eu costumo colocar como ramdisk swap-backed.

Márcio