Alexandre Donisete wrote:
> Ola!

>  Não tenho nobreak, também não tenho suporte a fonte dupla, apenas um
> estabilizador pra não dizer que estou ligando o servidor direto na tomada :)
>
>  Por isso desejo melhorar o sistema de arquivos contra falta de energia, para
> não perder dados com o fsck :)
>
>  Me permitem reformular minha dúvida, Dentre os sistemas de arquivos
> suportados pelo FreeBSD, o fs sem softupdate é o mais seguro no sentido de
> ser mais tolerante a desligamento sem desmontar o volume?

  Teoricamente uma chamada do sistema para gravar um arquivo só deveria
retornar quando o arquivo realmente fosse escrito no disco, em um
sistema de arquivo síncrono. Na prática parece que isso não acontece
pelo que andei lendo a algum tempo atrás. Alguns discos mentem e dizem
que gravaram, mas os dados ainda não estão no disco. Não tenho maiores
detalhes.

--
Giovanni P. Tirloni
http://tirloni.blogspot.com