enochian wrote:
> hehehehe ah naum q eu me importe muitu naum mas jah q eh pra deixa td
> bunitinhu num custa nada... mas acho q nem da num achei nada ateh
> agora... mesmo assim valeu :)

  Essa é uma questão que já apareceu aqui outras vezes e vou tentar
respondê-la de uma forma mais completa na esperança de que as futuras
gerações utilizem o histórico da lista [1].

  Por quê eu NÃO posso mudar o menu que aparece na inicialização do
sistema? Você não pode mudá-lo pois o carregador que vem por padrão com
o FreeBSD é bastante limitado. Para montar aquele menu ele escaneia a
tabela de partições e se baseia no tipo da partição para escolher o nome
que vai aparecer. E mais, essa tabela de partições [2] que ele conhece é
bastante limitada (14 tipos).

  O carregador foi programado em assembly é é de difícil alteração.
Mesmo que alguém se dispousesse a alterá-lo teria que pensar em
construir outro estágio de boot pois o espaço no disco é de apenas 512
bytes, o que limita muito.

  Outro motivo pelo qual isto é assim até hoje é que (na minha opinião)
existem outras alternativas muito boas como o Grub e o LILO. Como eu
prefiro o Grub vou mostrar abaixo os passos necessários para a instalação:

  # cd /usr/ports/sysutils/grub
  # make install clean
  # sysctl sysctl kern.geom.debugflags=16
  # mkdir /boot/grub
  # cp /usr/local/share/grub/i386-freebsd/* /boot/grub/
  # grub-install /dev/ad0
  # vi /boot/grub/menu.lst

  Exemplo simples de menu.lst para o FreeBSD:

    default 0
    timeout 5

    title FreeBSD
    root        (hd0,0,a)
    kernel /boot/loader

  Troque /dev/ad0 pelo seu disco e (hd0,0,a) pela partição raiz da sua
instalação do FreeBSD. Por exemplo, /dev/ad0s1a = (hd0,0,a). Maiores
detalhes disponíveis em [3] [4] e [5].

  Como eu fiz para achar tudo isso?  Usei os seguintes recursos:

   1. Pesquisa no Google por "grub freebsd" e "freebsd boot menu"
   2. Pesquisa no histório da FUG
   3. Pesquisa na FAQ do FreeBSD [6]
   4. Consulta no código-fonte

  E só para lembrar.. [7]

[1] - http://www.fug.com.br/fug/Historico
[2] - /sys/boot/i386/boot0/boot0.S linha 419
[3] - http://geodsoft.com/howto/dualboot/grub.htm
[4] - http://www.gnu.org/software/grub/manual/html_node/index.html
[5] - http://tinyurl.com/9dco4
[6] - http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/faq