On 11/21/05, Nader Amadeu <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Oi Joao, eh isso que eu tentei fazer. Li os parametros CHS em uma BIOS
> nova, usei um ''capacity clip'', instalei na bios antiga e usei
> of FDISK para setar na marra os parametros do disco.
> Vi outras pessoas relatando sucesso nesse procedimento, mas eu nao tive.
> O FDISK aceitava, mas quando eu montava o disco voltava a ter 2G.
> Nao sei + o q fazer.

Uma opção é fazer a BIOS achar que o disco é menor do que realmente
é, como, por exemplo, reconhecendo um HD antigo, de 2 GB, 540 MB etc.
Depois você coloca o novo, e não pede para reconhecê-lo. Mas o sistema
de arquivos raiz, o /, tem que estar neste espaço.

Uma outra opção é usar o HD antigo para conter o /, e a BIOS nem saber
da existência do novo. O meu K6 II 300 está assim. A BIOS congela quando
tenta reconhecer HDs de mais de 32 GB, e eu tenho um HD de 30 GB e
um de 40 GB, mas a BIOS não sabe do de 40 GB. O FreeBSD faz acha o
HD de 40 GB no boot.

O FreeBSD sabiamente não acredita muito na BIOS quanto ao tamanho do
HD.

Boa sorte,
    joão ROcha.

http://www.goffredo.eti.br