Olá,

Estou com o FreeBSD 6.0 na minha máquina, e tive muitos poucos problemas com
bibliotecas (dois, para ser mais exato) e todos resolvi com o link
simbólico, mas eu lembro que quando estava usando a 5.3 e atualizei para a
5.4 com port upgrade e tudo mais, tive sérios problemas de biblioteca, o
problema foi bem amenizado com o script do gnome (na época acho que era pra
2.10).

De qualquer forma, me vem a cabeça mais duas alternativas, atualizar o src
ou reinstalar o sistema. Só para conferir, você atualizou o sistema
pro 6.0ou baixou pronto?

Abraços.
Marcelo.