Leonardo Mello wrote:

>Hau lista,
>
>Estou procurando a algum tempo na net sobre LVM em Freebsd e nao estou
>achando nada sobre o assunto. Sera que o sistema de arquivos do freebsd e
>tao arcaico assim para nao suportar uma feature que ja e padrao nos BSDs
>desde 1970 e carquerada ? Nos ultimos tempos tenho mexido com aix e fico
>impressionando com  a dinamica do sistema tanto com a parte do kernel,
>processos, tuning ou com a parte de LVM do sistema.

AIX não é _só_ BSD. Tem muito de System V nele também.
Na verdade é difícil definir de quem o AIX "descende".

>Nao acredito que os BSDs livres como Free ou Open nao tenha a mesma robustez
>ou simplesmente a mesma dinamica do AIX.

Por que não? O AIX é da IBM, uma empresa com uma grande
quantidade de recursos, enquanto que os projetos BSD são
tocados comunitariamente, de forma voluntária, não remunerada.

>Sei .... sei .... que o UFS ja e um sistema arcaico e ultrapassado, e mesmo
>assim os desenvolvedores nao pensam ou planejam uma  evolucao do FS tal como
>tivemos no Linux com a entrada do ext3 e mesmo o reiserfs[1-4] e
>principalmente este ultimo junto com o lvm garante uma maleabilidade e
>manuseio muito mais facil por parte do analista, pois posso aumentar o fs
>sem parar a maquina ou desmontar o filesystem que esta em producao.

O UFS já teve uma atualização: o padrão atual no FreeBSD é
o UFS2. E está em desenvolvimento uma implementação do XFS
para o FreeSBD.
http://people.freebsd.org/~rodrigc/xfs/

>Se continuar assim ( posso estar errado), que os dias dos bsds modernos e
>livres estarao contados ou em ambientes criticos de producao nao serao
>usados.

Tem muita gente que vai discordar desta última afirmação. :-)

>Bom esta ae...
>
>Quem souber como implentar LVM no freebsd da um grito.

Por ora um LVM não está disponível. Mas é certo que
a comunidade pode desenvolver uam solução, desde que
receba apoio para tal.
Mas pode ser que este recurso te ajude:

Growing FreeBSD's filesystems with growfs(8)
http://ezine.daemonnews.org/200111/growfs.html

Alex