On 12/19/05, Thiago Carvalho <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
>  Sou usuário linux a anos e, recentemente, adotei o freebsd (r. 6) no
> meu notebook (HP pavilion 4901 us).Fui usuário slackware-roxo por mais
> de 4 anos e, recentemente numa fase de preguiça mesmo mudei para para
> distros debian like (ubuntu foi o último).

A minha experiência com Slackware não foi muito boa. Não achei-o
exatamente ruim, mas sim, trabalhoso. Ele é muito quebrado em
pedaços, o que é bom para fazer coisas pequenas e especializadas,
mas em alguns casos pode dar trabalho. Eu vi um firewall feito com
o slackware com um HD de 420 MB, e acho que o forte do slackware
é isto, fazer instalações muito especializadas, com poucas coisas e
pouco espaço em disco.

O Ubuntu parece ser bem direcionado ao usuário final, mas não cheguei
a usá-lo. O Debian parece ser legal, mas me enrolo com ele de vez em
quando. Acho o FreeBSD mais fácil de atualizar, especialmente com a
ajuda do /usr/src e dos ports. Acho que o FreeBSD fica mais otimizado
para a máquina do usuário se for compilado, e por isto gosto de atualizar
pelos fontes. O Debian é orientado a binários.

>  está sendo uma experiência legal e um novo aprendizado depois de
> quase 7 anos de linux.
>
>  tenho achado muito legal principalmente a questão de documentação, já
> achei quase tudo que precisava saber até agora nos projetos oficiais
> de documentação, mas, também tenho tido dificuldades..

A documentação do FreeBSD é superior à da maioria das distribuições
Linux. Eu já consultei a documentação do FreeBSD, inclusive as man
pages, para resolver problemas em Linux. Tem casos de man pages
melhor redigidas que o seu equivalente no Linux. Mas não duvido que
existam casos nos quais a man page do Linux esteja melhor redigida.

> vi no site do fug o que me pareceu um "ensaio" para se montar sites de
> comunidades locais e, lá vi que aqui em mato grosso a comunidade deve
> ter alguém/alguns representes já que há um subdomínio exclusivo.

As comunidades de vários estados já existem, mesmo que as páginas
delas não existam.

> eu gostaria de ter mais informações sobre as comunidades locais e
> outras listas pois já adotei o freebsd e, quero tirar algumas dúvidas
> "ridículas" que não encontrei resposta ainda.

Uma coisa pode ser ridícula para um, e não para outro. Uma vez apanhei
com algo "ridículo", e que eu não tinha me tocado. Mandei para a lista, e
alguém que estava com o mesmo problema comentou algo, que eu não
tinha me tocado. Foi a informação que me faltava para resolver o problema,
pois o resto todo eu sabia resolver. Depois respondi para a lista a solução
do problema.

Eu sempre falo que as pessoas apanham mais pelas menores besteiras.
O que citei acima foi uma destas. Já ajudei pessoas com "problemões" com
uma pergunta, como já fui ajudado com dicas pequenas, como o caso
acima.

Acho que você vai gostar do FreeBSD. Ele é fácil de usar, poderoso, muito
eficiente e bem documentado. E não posso esquecer da comunidade bem
solidária.

Boa sorte, seja bem vindo, e não se acanhe em enviar as dúvidas para as
listas.

    João Rocha.

http://www.goffredo.eti.br