From: "Rafael Aquino" <[EMAIL PROTECTED]>
Sent: Friday, January 13, 2006 1:02 PM
Subject: Re: [FUG-BR] Sistema de Backup

Oi,

Tenho FreeBSDs e Linux em um parque de servidores, fora os Windows, então
estou utilizando rsync por dentro de SSH. Acho que é a melhor solução,
principalmente porque os servidores estão fisicamente separados,
conectando-se através de wireless. O rsync utiliza um algoritmo
de comparação e compactação dos dados para transmissão. Aliado ao ssh,
que também pode compactar as conexões, mantendo-as seguras, após
o primeiro sincronismo, que copia toda a estrutura, os outros sincronismos
copia apenas a alteração.

Inclusiva, para fins de histórico, criei uma estrutura, utilizando as
flags do rsync, que faz backup dos arquivos que sofreram alteração
ou foram deletados e os armazena (assim optamos) por 4 semanas, eliminando
a necessidade de recorer a fitas ao precisar de arquivos mais antigos.

Se alguém desejar, posso enviar os scripts que estou utilizando por aqui.

Rafael Aquino

On Thu, 12 Jan 2006 00:15:11 -0200, Joao Rocha Braga Filho wrote

> Acho que ficaria um pouco melhor com ssh funcionando como rsh,
> pois faria o envio em tempo real, na hora em que está compactando,
> não consumindo espaço extra nos seus discos locais.
>
>     João Rocha.

mail,
web,
tar