Para pop3 pode usar o p3scan junto com o clamav. Eu posso ajudar
nisto, pois tenho a receita de bolo.

Quanto a SMTP, é para qual sentido? Se for de uma empresa, pode
proibir que mande e-mail usando um MTA externo, exigindo que use
o local, no qual você pode colcoar filtros. Se for o sendmaill pode
colocar o clamav-milter, o milter-regex, etc (até mesmo o que eu fiz).
Também posso ajudar.

Parece que existe proxy de SMTP, mas nunca usei.

Abraços,
    João Rocha.

http://www.goffredo.eti.br