Galera... instala o pfstat:

# cd /usr/ports/net/pfstat/; make install clean

e depois um grande comando pra resolver tudo sozinho sem perguntar
nada pra ninguem...

# man pfstat

É só copiar e colar da manpage... tem até a regra para colocar ele no cron.
Assim você vai ver que os gráficos podem lhe dizer algo. Você pode
gerar diversos tipos de gráficos como os pacotes que passaram, sairam,
bloqueados, estados etc....

Aqui vai um exemplo do arquivo de configuração pro pfstat:
http://www.unixlike.com.br/coisas/pfstat/pfstat.conf.txt

Éderson H. Chimbida