On 3/5/06, Eder <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Olá José,
>
> Execute os comandos
>
> cp -rf /usr/share/zoneinfo/America/Sao_Paulo /etc/localtime
>
> Sincronize a hora com Observatório Nacional
>
> ntpdate pcdsh05.on.br

O Observatório Nacional -- muito infelizmente -- não é uma boa opção.
Eu costumava usá-lo pessoalmente e em vários clientes, mas desisti
depois da segunda vez em que o relógio de algumas máquinas críticas
ficou com data totalmente descabida, por ter pegado tal hora louca do
stratum 1 do ON.

Nas duas ocasiões, eu falei diretamente com o "responsável" por
informática no ON.  Na primeira vez, ele falou que o servidor stratum
1 tinha sido invadido por hackers, mas que o problema seria resolvido.
 Na segunda vez, o diálogo como o sujeito foi mais ou menos nos
seguintes termos.

- Ah, sim...  Hora errada.  _Depois do almoço_ eu acerto a hora _de
novo_.  _É assim mesmo_...  _De vez em quando nós somos invadidos_ e o
invasor troca a hora do servidor, e _não há o que se possa fazer_.
- Como assim!?
- Sabe como é...  _Linux é assim mesmo_, toda hora é invadido.  _Não
há o que a gente possa fazer_.

Depois de ouvir tais asneiras, asnices, burrices e confissões
implícitas e explícitas de incompetência, displicência e descaso, se
"não há o que se possa fazer" no ON para evitar que um servidor seja
devassado e comprometido em sua funcionalidade essencial, certamente
há algo que EU POSSO -- e, na verdade, tenho a obrigação moral de --
fazer: nunca mais usar o ON e recomendar a todo mundo que também não o
use.

Depois desse episódio, tenho sido muito mais feliz com o Observatório
Naval da Marinha dos Estados Unidos (ntp.usno.navy.mil) e com o
stratum 1 mantido por um amigo meu (mas que não permite acesso
público).

> Eder
>
> --
> Linux is for people who hate Windows,
> BSD is for people who love UNIX"

Um abraço.
        Paulo A. P. Pires

... Qui habet aurem audiat quid Spiritus dicat ecclesiis.