Hola!

Isso acontecia com uns chipsets SiS tbém, nos pra Pentium 4 pelo menos.
Àquela época encontrei como editar o código referente ao ide no kernel
pra adicionar uma linha q faltava e fazer rodar com UDMA. Isso aconteceu
no FBSD 4.9 se não me engano, mas continuou nos subsequentes. Pena eu
ter perdido o bookmark, mas se vc procurar bem pode encontrar isso em
algum lugar.