On Tue, May 02, 2006 at 05:24:54PM -0300, Felippe de Meirelles Motta wrote:
> Pessoal,
>
> Tenho um servidor de email, utilizando Qmail, porém com a versão 1.03.
> E quero fazer um upgrade para o NetQmail, aplicando-se uns patchs
> adicionais. Como eu poderia fazer isto, sem parar o servidor que se
> encontra em produção ? Qual seria a melhor alternativa ? Se tiverem
> textos, me indiquem também se possível, obrigado!

O netqmail *não* é, como muitos pensam, uma atualização do qmail (que na
minha opinião, nunca via ser atualizado). Ele é apenas uma distribuição do
qmail com os principais patches já aplicados.

Na opinião de muita gente isso facilita a vida, na minha, não ajuda muito
pois acaba atrapalhando na hora de aplicar outros patches.

Se você for atualizar, faça a instalação do qmail em um outro diretório,
depois pare o atual, faça os devidos mv's e starte novamente.

Não se esqueça de mover a fila atual para o novo. Se você usou algum patch
que altere a estrutura da fila, como o bigtodo, por exemplo, não se esqueça
de utilizá-lo no novo, para não ter problemas.

--
Renato Botelho <garga @ FreeBSD.org>
               <freebsd @ galle.com.br>

My friend has a baby.  I'm writing down all the noises he makes so
later I can ask him what he meant.
                -- Stephen Wright