Oi Patrick,

O link não funcionou :-(, mas eu entendi a idéia.

Realmente, acho que tem razão. Pra que alterar a API do windows e todas as máquinas, se dá pra fazer isso direto no servidor.

Boa idéia... vou pensar nisso.

Pena que não tenho mais o ambiente, mas vou tentar instalar em casa pra teste.

Assim que tiver alguma coisa, retorno pra lista. Acredito que mais gente tenha uma situação semelhante.

Um abraço e valeu por enquanto,
Mauro

Em 10/05/06, Patrick Tracanelli <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
Mauro Pedrini wrote:

> Em 10/05/06, *Patrick Tracanelli* <[EMAIL PROTECTED]
> <mailto:[EMAIL PROTECTED] >> escreveu:
>
>     E possivel. .Net tem API pra isso, mas o duro e precisar de framework
>     .Net no cliente. Deve ter outras API pra isso tambem mas acho que isso
>     mata a flexibilidade da coisa. Primeiro porque haverao clientes com
>     windows 98, ate 2k3. Entao a modificacao teria q ser testada em todos.
>     Depois, nem sempre que uma pessoa esta no computador ela vai querer
>     estar na internet. Ai ja precisa colocar algo configuravel via painel de
>     controle ou similar - "deseja se conectar na internet
> [...]

Ahh entendi, achei que a ideia era pro ambiente wireless.

No seu caso seria uma boa mesmo, mas talvez haja solucoes mais faceis do
que escrever algo na API do Windows pra fazer sessao ssh. Veja soh, voce
ja pensou em integrar essa autenticacao AD [1] com FreeBSD de alguma
forma? Seja usando SFU da Microsoft ou solucoes similares e nsswitch no
FreeBSD.

Acho que esse e mais o caminho. Ao integrar essa autenticacao voce pode
modificar o auth-pf ou similar. A ideia e simples, qualquer programa
suidbit que manipule as regras de firewall, mediante disparo de uma
acao. Isso pode ser feito ate com shell script. No caso do authpf a acao
e' o login, entao estrategicamente o authpf pode ser/eh a shell do
usuario. O programa identifica se a sessao eh remota e pega o IP dai. No
seu caso olha so, o que dispara a acao? Nao precisa ser login, nao
precisa ser authpf. Uma vez integrado AD/LDAP no Windows/FreeBSD, voce
pode disparar isso de outros modos, por exemplo via logon-script do lado
servidor ou monitorar logs.

Ja que o FreeBSD vai saber quem esta logando, voce cria uma solucao
totalmente orientada ao servidor, sem mudar nada na maquina cliente.

Talvez seria um caminho mais interessante a seguir.

[1] http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2004-10/msg00650.html

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.