> nota: meu cd-writer eh ide e no linux o pessoal usa muito um emulador pra
> scsi, que acho nem existe em FreeBSD (felizmente - rs - maldade explicita)
>
> grato,

Opa Irado, tem sim, basta por atapicam(4), scbus(4), pass(4) e da(4) no
kernel.

A questao da emulacao muitas vezes eh necessaria porque infelizmente boa
parte dos programas decentes de queimar CD e queimar/autorar DVD nao
suportam IDE, eles sempre ficam procurando SCSI IDs e scsibus pra
funcionar. Se nao emular, nao da pra usar esses programas.

([EMAIL PROTECTED])~> grep cd0 /var/run/dmesg.boot
acd0: DVDR <MATSHITAUJ-810/C102> at ata1-master
cd0 at ata1 bus 0 target 0 lun 0
cd0: <MATSHITA UJ-810 C102> Removable CD-ROM SCSI-0 device
cd0: 33.000MB/s transfers
cd0: Attempt to query device size failed: NOT READY, Medium not present

Nesse caso o hardware torna-se acessivel via acd0 e cd0.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
(31) 3281-9633 / 3281-3547