Ola pessoal

Seguinte, estou utilizando o Samba 3.0.14 e estou tendo dificuldades em
fazer as permissões de usuários no linux.
Eu nao sei se posso fazer no linux a mesma coisa que consigo fazer no
Windows 2000 server ou 2003 server que
funciona assim:

No linux rodo umas pastas com varias subpastas dividas assim:

/
/home/sistema
/home/sistema/executavel
/home/sistema/external
/home/sistema/photos
/home/sistemas/images
/home/sistema/logs

O que quero fazer é assim, tenho como exemplo o usuario X e o usuário Y.

O usuario X pode acessar todas as pastas com permisões de fazer leitura,
gravar, executar
O usuario Y pode acessar quase todas as pastas, só que na pasta
/home/sistema/logs ele nao pode
apagar os arquivos nem fazer a leitura, apenas gravar seus logs pelo
sistema, e de maneira alguma pode
apagar algum arquivo das outras pastas..

Alguem conheçe uma forma facil e pratica de poder me auxiliar ?

Desde já agradeço a atenção !!

Atenciosamente

Jefferson P. Silva
MSN: [EMAIL PROTECTED]