> Na veja desta semana veio uma materia sobre software
> livre onde a revista atribui alguns supostos fracassos
> do governo em tecnologia ao uso deste tipo de
> software. Gostaria de saber as opiniões dos colegas.

Sem querer gerar flames, ai vai a minha "opinião pessoal" sobre o assunto:

Vejam o comentário da matéria:

"O governo federal faz apenas 46% de suas compras públicas - de material de
escritório a papel higiênico - pela internet, contra 80% do governo de São
Paulo"

Entenderam a comparação? Governo Federal X Governo de São Paulo = Política.

É uma pena que tenham sitado o SL no meio de forma negativa,
porque tenho que certeza que o SL bem implantado no governo
faria muito bem.

Agora, dentro do assunto Software Livre... Já vi algumas reportagens
sobre casos de insucesso na adoção de SL por empresas, assim como
existem muitos casos de sucessos.

A questão nesse ponto é: Não se informatiza uma empresa do dia pra noite.
Uma mudança de estrutura, de base; no caso uma adoção de SL,
"tem que ser bem planejada", e muito bem planejada.
Não da pra simplesmente tirar o Windows/Office/IE/Outlook e colocar
Linux/OpenOffice/FireFox/ThunderBird de uma hora pra outra.
Isso tem que ser um processo planejado, assessorado e gradativo,
mas... funciona.

Agora, até que ponto funciona, vai ter que ser avaliado pelo consultor.
Tem casos em que melhor manter o Windows como sistema operacional
e migrar apenas os aplicativos. E tem casos que é mais viável migrar
tudo.

Um bom profissional tem que saber identificar aonde usar SL e aonde não
usar.

É o que eu sempre digo referente aos flames de religiões "Linux X FreeBSD":
O bom profissional deve saber aonde é melhor usar um servidor Linux,
aonde é melhor usar um servidor FreeBSD, aonde é Melhor usar um
servidor Windows, ou OpenDSB ou até mesmo um sistema embarcado e etc.

Aqui na empresa trabalhamos com servidores Linux e FreeBSD,
além de algumas máquinas Windows.
Por exemplo: O pessoal do design que trabalha bem com DreamWeaver
e PhotoShop, usa Windows.
Daria para usar GIMP com algum outro editor HMTL? Claro que sim,
mas a questão é, e a perda de produtividade compensaria a economia
nas licenças?
No caso desta estação nós achamos que não. No caso de outras, achamos
que sim.

E assim vai... Só não vale culpar o Software Livre por uma má consultoria
feita em algumas empresas. Até porque dinheiro jogado fora devido ao
mal planejamento e opção por determinada ferramenta não é coisa que aconteça
apenas com Software Livre. Isso acontece em qualquer plataforma.

Agora o que me deixa mais impressionado é o fato de a revista Veja
publicar uma reportagem totalmente unilateral (ouvindo apenas uma parte,
tampouco se sabe se o que diz o comentário é verdade) e sem fundamentação
real.
Os caras queimaram o SL sem saber do que estavam falando... :-/

Um outro fator que chama a atenção na reportagem é que *não* foram
considerados os benefícios que a opção pelo Software Livre trará médio
prazo.
Ou seja, se foi optado pelo adoção do SL, é inevitável que tenham
que redesenvolver várias coisas; e isso leva tempo. Porém, após esse
processo de desenvolvimento/reorganização, o governo terá um sistema
portável, que possibilitará uma enorme economia em licenças em atualizações,
uma vez que o sistema não estaria mais preso a uma plataforma proprietária,
sem contar que o governo possibilitaria essa mesma economia à população.

Em outras palavras: Ao invés do governo forçar o contribuinte a comprar
um sistema proprietário porque o seu programa de Imposto de Renda
só roda em uma plataforma, ele poderá possibilitar essa economia ao
contribuinte, por disponibilizar um sistema portável.

Bem, não sei se esta é a situação do governo ou não, mas a questão é que
tem muita coisa a ser levada em consideração para se tomar uma decisão
como esta (adoção de Software Livre), por isso, não se pode afirmar
nada sem conhecer os pontos fundamentais que foram considerados
nessa tomada de decisão.

[]s
Ronan