Salve salve lista!!

Então amigos, é o seguinte...estou com uma dúvida e gostaria de saber opiniões
e sugestões de vocês, o problema é o seguinte, que aplicação adotar para uma
comunicação corporativa *via chat* onde seria gerenciado em um servidor FreeBSD
e usando clients em estações windows!? A idéia é que usuários de uma rede local
e filiais se comuniquem através de um serviço via chat.
Alguém ja teve alguma experiência com isso? Se sim, as aceitações dos usuários
foram boas?
Vocês acham a idéia de comunicação via chat em uma empresa é válida? Se sim,
porque. Se não, porque?
Ressaltando que esse meio de cominucação não vem substituir qualquer outro meio
ja existente na empresa na qual trabalho, apenas tenho a idéia de implantar pra
somar a outras formas de comunicação ja existente *ramais*. Como ainda sou novo
na empresa, estou estudando a idéia e pesquisando opiniões sobre. Soh assim
poderei ter idéia do que apresentar antes de implantar.
Qualquer ajuda sera bem vinda :)

Aproveitando o tópico.... alguém ja teve problemas em acessar a internet pelo
FreeBSD, onde a net na rede é gerenciado pelo Isa Server e requer autenticação
no dominio windows pra poder *navegar ou receber o trafego*, como ainda sou
novo na empresa, ainda pretendo também ver possibilidades da aceitação do nosso
querido freebsd+squid pra gerenciar a net ou pelo menos ter um server paralelo
ao isa ja existente, para que assim seja feito uma avaliação para melhor
aceitação :).
E ae pessoas, alguma idéia como eu possa proceder na autenticação desse chato
isa ? =/

Atenciosamente,

Charles Santos Tavares