Eu fiz um trial aqui na empresa do WildFire que é um server Jabber(Google Talk, GAIM,...) em Java e que a princípio não rodava no FreeBSD por causa do JAVA 1.5, testei este cara em cima de um Debian e de um Windows, e tive bons resultados fora o consumo de memória e CPU que o JAVA exige, ele integra com bases LDAP e também com o PBX IP Asterisk, desta forma a comunicação fica bem legal, você cadastra os usários no LDAP e autentica os usuários para acesso a internet, e-mail, wildfire, samba(AD),.... e ainda integra um softphone com interligado com o asterisk....Isto seria um cenário muito bom e com custo muito baixo em termos de licensas e tal, só teria o custo de implantação e migração dos serviços atuais, aqui na empresa não tenho como implantar isso pois tenho uma base muito grande de usuários e muitos outros projetos mais prioritários mas com certeza seria um belo projeto de comunicação corporativa.