Até o momento, embora mereça investigações posteriores, o problema
parece ter sido causado pelo ACPI, após dar o boot com a opção de
desabilitar o ACPI meu computador ficou funcionando por
aproximadamente 3 horas até eu ter de desligá-lo para sair.

Vou continuar pesquisando para tentar habilitar o ACPI e não ficar
travando (quero conseguir dar um shutdown -p direito).

Aparentemente a placa de rede (as placas de rede, a nforce e a
via-rhine) me pareceram inocentes.

Muito obrigado a todos que me responderam e abraços,
Alexandre Moreira.