Boa tarde Eduardo Mendes.

Eu já tive uma experiência com teleconferência.

Foi no final do ano passado, e na época utilizava-mos o padrão H.323 http://www.openh323.org , que é o padrão utilizado pelo gnomemeeting "ports/net/gnomemeeting" e pelo NetMeeting. Este padrão suporta Vídeo e áudio.

 Para este padrão, informalmente falando, precisa-se de um servidor gatekeeper, que faz o papel de uma central telefônica, e dos endpoints, que seriam os *meeting's.

O gatekeeper que utilizamos era o GNUgk "ports/net/gatekeeper".
Outra ferramenta é o OpenMCU "ports/net/openmcu", que tem o papel de um endpoint, que serve para difundir áudio e vídeo para várias pessoas.

Semestre passado, uma estagiaria do grupo de pesquisa que eu trabalho fez um artigo sobre este padrão e ferramentas, eu posso disponibiliza-lo para você,
Na época implementamos em cima de Linux, porém, quase nada muda.
Posso também lhe passar um How-To de instalação e configuração destes serviços no FreeBSD.

Daniel Bristot de Oliveira