Oi Fernando, blz?

pra algumas dessas coisas, como o k3b por exemplo, tem que usar o
atapicam. Pode ser recompilando o kernel, como já sugeriram aí, ou
carregando o módulo:

# kldload atapicam

Pode ainda colocar isso no /boot/loader.conf pro próximo boot:

atapicam_load="YES"

Isso vai fazer com que o device ATAPI seja reconhecido como scsi,
criando o dispositivo /dev/cd0 e mantendo o dispositivo atapi
em /dev/acd0. Ferramentas que usam o cdrecord, como o k3b (não sei o que
ele usa pra DVD), precisam disso. Pode verificar se ficou ok com:

# camcontrol devlist -v
scbus0 on ata0 bus 0:
<SONY DVD RW DRU-510A 1.0d>        at scbus0 target 1 lun 0 (cd0,pass0)

E vê se aparece o dispositivo desejado. Vai ter que se referir a ele,
quando necessário, pelo bus/target/lun  do dispositivo scsi. Aqui por
exemplo é o 0,1,0.

Além disso tem o lance das permissões, que podem até ser 666 ao invés de
660 como sugeriram no devfs.conf, pois caso use 660 tem que colocar o
usuário no devido grupo.

Estou agora mesmo copiando um dvd tirando uma imagem com o "dd" e vou
gravar com o growisofs direto, mas em geral faço como root, não tendo
que passar pela questão da permissão.

Abs,

Carlos E. G. Carvalho           OpenIT Solucoes Tecnologicas
Consultor Unix/Internet         Tel. +55 21 2517-6000
http://www.OpenIT.com.br
http://www.MyFreeBSD.com.br