--- Celso Viana <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Em 25/05/06, irado furioso com tudo<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Irado,
>
> Sempre gravo o lilo na MBR.

oi, mano veio :)

seguinte: fiquei sem dormir desde 5a feira ultima, quando acessei a internet,
por causa de seu problema. Cheio de olheiras, tonto, acabei pensando em um
montao de coisas. Nao que tenha encontrado a solucao, mas como ninguem paga por
chutar besteiras, lah vai a minha:

Ao fazer a instalacao de "sabores" variados de Linux e agregar versoes
diferentes de FreeBSD, veja o que eu costumo fazer:

a) ao terminar o particionamento (slices), o FreeBSD pergunta se quero instalar
o gerenciador, etc.. eu apenas indico "ignore".

b) vou ao lilo e acrescento a particao do FreeBSD (como abaixo, no exemplo). Se
houver mais de um, cada qual na sua. A particao NAO EH eleita para ter "boot",
ou seja:
b-1) tenho uma particao (Linux) chamada "boot" que (hoooo... incrivel) eh
montada no /boot. ESTA (que eh a ad01 OU hda1) eh a UNICA que eh marcada para
ser "bootable" - conforme o cfdisk. Eh a PRIMEIRA particao do hd, com 50mB. Eh
"primaria". Depois vem algumas (4) em "logical", que incluem 1 swap + 3
"sabores" de Linux.
c) as 2 FreeBSD sao em "primary". Ha mais uma FreeBSD em um hd slave, mas essa
nao conta.

TUDO eh administrado pelo lilo.conf. Depois que faco minhas varias
modificacoes, aciono o "lilo" e pronto. Tudo funcionando.

bem.. tahi.. e o exemplo (meu lilo.conf) tah aqui embaixo:

====== exemplo do lilo.conf
boot=/dev/hda
map=/boot/map
message=/boot/boot_message.txt
prompt
timeout=1200
default=sarge-hda9
menu-title=" makina do irado "
change-rules
reset
#---> Sarge - minha principal
image=/boot/vmlinuz-2.6.14.3-01
label=sarge-hda9
root=/dev/hda9
read-only
#---> FreeBSD 5.3
other = /dev/hda3
label = FreeBSD-5.3
table = /dev/hda
#
#---> FreeBSD 6.0
other = /dev/hda4
label = FreeBSD-6.0
table = /dev/hda
#
#---> Windows-98
other = /dev/hda1
label = win-98
table = /dev/hda
=====================

para manter a clareza, removi algumas instancias de Linux. O realmente
importante estah ahi.

Por fim, se isso nao for suficiente, vc pode experimentar o "sbm.bin", que vem
no /tools do cd01(iso) da Debian. Vc cria um floppy que eh um gerenciador de
boot - meio esquisito, no principio, mas funcional.

Divirta-se :)

---
saudações,
irado furioso com tudo
FreeBSD BSD50853/Linux User 179402
As pessoas fazem coisas horríveis por dinheiro, até trabalhar.