Gostaria de relatar que tive um grata surpresa ao instalar a última
versão do PCBSD 1.11. O sistema reconheceu toda a minha máquina Celeron
D315+, tudo onbord. A instalação é fácil, sem muitas perguntas umas 3 eu
acho. O ambiente da instalação é gráfico, leve, intuitivo e bonito e
ainda para minha surpresa ja vem em português o que facilita muito.

Ele é baseado da versão FreeBSD 6.1 release-p2, que para minha surpresa
reconheceu automaticamente a minha placa de vídeo e o som que na versão
do FreeBSD 6.1 que tinha instalado anteriormente não funcionaram.

Ele vem com o KDE 3.5, bem personalizado, limpo e muito bonito.

O interessante que ele tem uma página na internet para baixar aplicações
ja portadas para ele, pacotes PBI, que ja trazem as dependências dos
pacotes inclusas, ou seja é só baixar o pacote e depois executa-lo, em
ambiente gráfico, a la Windows ou seja é só clicar em
next...next...next... e pronto ja ta instalado, e ainda cria atalho no
menu do KDE e se desejar um ícone no desktop. muito fácil e prático. Ja
existem vários programas neste formato, FireFox, ThunderBird,
OpenOffice-BR, Skype, Gaim,... tudo separado por categorias, ou seja
tudo para ter um desktop utilizável.

O bom é que ainda da para usar o ports do FreeBSD caso seja necessário.

Para quem ja utilizou vários ambientes Desktops em Linux, e em especial
o Ubuntu, achei o PCBSD muito melhor e mais rápido além é claro de ser
um FreeBSD, ou seja não precisa dizer mais nada.

Quem disse que o FreeBDS não pode ser usado em Desktops? esta
completamente engano , inclusive eu que não gostei nada na versão 5 e 6
do FreeBSD estou pensando em rever os meus conceitos.