Tenho essas duas placas mae que você citou rodando FreeBSD
numa boa, inclusive o FreeBSD teve suporte a controladora SATA
da A8V uns 6 meses antes do linux. Hehehehehe
Mas no quesito socket 939, eu lhe sugiro placas com o chipset
nForce 4, pois o desempenho é muito melhor que as Via. Em
casa meu desktop tem um A8N-E com o nForce 4 Ultra e roda
maravilhosamente bem e rapido, sendo o unico problema que
tinha até o 6.0 era que a placa de rede gigabit eventualmente
dava a mensagem "Device timed out", mas continuava funcionando
normalmente.

[]s
Nilson