Oi Éderson,

eu não conheço e não havia pensando nisso, mas me vieram algumas
soluções, veja se te atendem:

1. Rodar um Nagios que fica monitorando o teu servidor. Quando o cabo de
rede for desconectado, a rede vai cair, e você pode configurar para o
Nagios te enviar uma mensagem, alguma coisa assim.

2. Fazer um script que rode um "ifconfig xl0 | grep status" e quando o
resultado for diferente de active, executar determinada rotina. Colocar
na cron.

São idéias. Espero que possam auxiliar.

Um abraço e boa sorte,

Felipe Neuwald.