Olá lista.
Montei um roteador com o FreeBSD para prover a internet (Virtua) para os
outros computadores daqui de casa.

Usei o Natd junto com o IPFW compilando o Kernel com as seguintes opções:

options INCLUDE_CONFIG_FILE
options IPDIVERT
options IPFIREWALL
options IPFIREWALL_FORWARD
options IPFIREWALL_DEFAULT_TO_ACCEPT

O roteamento está funcionando perfeitamente.
Decidi instalar um FTP neste roteador para organizar os arquivos do
pessoal aqui de casa e optei pelo vsFTPd.

Lí alguns tutoriais e instalei-o normalmente.

Na rede interna aqui de casa, se eu digito em qualquer estação:
"FTP 192.168.0.1" ou "FTP IP do Virtua" ele conecta sem problemas.

Mas quando estou de fora da minha rede interna, ele não consegue conectar.

Minhas configurações do IPFW:
/sbin/ipfw -f flush
/sbin/ipfw add 00001 divert natd all from any to any via xl0
/sbin/ipfw add 00002 pass all from any to any

Configurações do vsFTPd.conf

#PERMITE QUE O SERVICO SEJA RODADO NO RC.LOCAL
listen=YES

#BOOLEAN OPTIONS Default Values
#anon_mkdir_write_enable=NO
#anon_other_write_enable=NO
#anon_upload_enable=NO
#anon_world_readable_only=YES
anonymous_enable=NO
ascii_download_enable=YES
ascii_upload_enable=YES
#async_abor_enable=NO
#chown_uploads=NO
#chroot_list_enable=NO
chroot_local_user=YES
connect_from_port_20=YES
#deny_email_enable=NO
#dirmessage_enable=NO
#guest_enable=NO
local_enable=YES
#log_ftp_protocol=NO
#ls_recurse_enable=NO
#one_process_model=NO
pasv_enable=YES
pasv_promiscuous=NO
port_enable=YES
setproctitle_enable=YES
text_userdb_names=YES
userlist_deny=YES
userlist_enable=YES
write_enable=YES
xferlog_enable=YES
#xferlog_std_format=NO

#NUMERIC OPTIONS Default Values
accept_timeout=60
#anon_max_rate=0
#anon_umask=077
#connect_timeout=60
#data_connection_timeout=300
ftp_data_port=20
#idle_session_timeout300
#local_max_rate=0 #unlimited
#local_umask=077
#pasv_max_port=0  #use any port
#pasv_min_port=0  #use any port

#STRING OPTIONS Default Values
#anon_root=
#banned_email_file=/etc/vsftpd.banned_emails
#chown_username=root
#chroot_list_file=/etc/vsftpd.chroot_list
#guest_username=ftp
#ftp_username=ftp
ftpd_banner=Welcome to TW4 Secure FTP Server
#local_root=
#message_file=.message
#nopriv_user=nobody
#pam_service_name=ftp