> Já o DragonFly instala fácil. Quais as principais diferenças do DF para
> o FreeBSD para um usuário tipo Desktop e newbie, como eu ? Se for só no
> kernel e poder usar os ports, então fico com ele ;)
> Tem alguma diferença quanto a suporte de hardware, em especial cartões
> ethernet pcmcia ?

O Dragonfly tem suporte a umas placas wireless DLink com chip-set
ching-ling que o FreeBSD nao tem (talvez saia em breve, mas ainda nao
incorporou esses drivers). Nao sao placas que devam ser consideradas de
uso propicio para servidor links wireless por exemplo, mas se voce tiver
uma dessas em maos (as famigeradas DWL G520+), o DfBSD vai te atender
melhor que os outros.

Acho que so isso de vantagem. As desvantagens, DfBSD usa um sistema de
Ports baseado no NetBSD, mas menos funcional que do NetBSD (meio bugado
na verdade hehe), os drivers Atheros e de controle ATA estao atrasados
frente ao FreeBSD (FreeBSD roda por exemplo SATA300 numa boa com
3WARE/AMCC 9550SX, e o Df nao...).

Outra questao a se considerar, se seu dsktop usa video ATI Radeon, o
suporte a Radeon no kernel do FreeBSD esta mais atualizado tambem. Eu
por exemplo me frustei no meu laptop com DfBSD, dava erro no suporte
RADEON e eu acabei tendo que usar VESA convencional... horrivel.

As outras diferencas sao intrisecas ao ambiente multithreading, e de
forma geral o DfBSD em menos recursos de outros propositos. Mas seja
como for minha sugestao e que vale a pena testar os dois e fazer suas
proprias comparacoes. No final voce provavelmente vai acabar voltando
pro FreeBSD mesmo, mas vale a experiencia.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
(31) 3281-9633 / 3281-3547