Fiz um esquema parecido aqui, o shell script que roda no cron verifica a
última vez que um pcte "bateu" na regra do cliente, caso esse tempo seja
maior que o timeout (3600 segundos) o script apaga a regra IPFW do
cliente.

Para verificar a última vez que qq tráfego bateu em uma determinada
regra, vc pode usar o seguinte:

ultuso=`/sbin/ipfw -cT show $REGRA 2>&1 | awk '{print $4}' | sed '1q'`;

Dessa forma você armazena na variável ultuso o horário em que a $REGRA
foi executada pela última vez.

Aí basta vc comprar se está dentro do timeout esperado:

#Calcula qual é o horário limite para manter a regra ativa sem tráfego
(TIMEOUT)
limite=`date +%s`;
limite=$(($limite-3600));
if [ $limite -ge $ultuso ];
then
  #Exclui a $REGRA
  $ipfw_del $REGRA
  #Loga a exclusao da regra por timeout
  echo "`date "+%d/%m/%Y %H:%M:%S"` $ip TIMEOUT" >> $log
fi

Estou usando dessa forma aqui e está funcionando bem... faço um loop em
todos os IPs de minha rede e passo o nr da regra referente a cada IP
para exclusão.
Em meu caso tenho somente um regra para cada cliente pois todos possuem
IP válido para net e os IPs são fixos.

Espero não ter sido muito confuso na explicação

[]s

Fabrício F. Kammer