Em Ter, 2006-08-01 às 01:01 -0300, Christopher Giese - iRapida escreveu:
> Salve pessoal
>
> estou pensativo em adquirir um Itanium..... para servico de limitacao de
> banda
>

> alguem ai teria alguma experiencia com este tipow de hardware..... e
> queira compartilhar com a gente ???

Vou te dar minha opnião pessoal sobre o Itanium, mesmo nunca tendo
rodado um FreeBSD nele: é uma bosta.
O projeto da intel é furado no ponto em que o processador é puramente
de 64 bits, ou seja, quando você quer rodar instruções que não precisem
de todos os 64 bits de dados você está desperdiçando barramento ao
mandar um monte de bits zerados só pq eles tem que ser mandados,
enquanto que um AMD64 possui todos os conjuntos de intruções de 32,
16 e 8 bits de seus ancestrais até o XTssaurus. Então uma simples
soma de 1+1 pode ser feito com instruções de 8 bits no AMD64, já
no itanium ela só é possivel em 64 bits.
Em termos de benchmarks qualquer aplicação "normal" (leia-se que
não seja pesadona e finamente arquitetada para usar as vantagens
da arquitetura de 64bits) é mais lerda num itanium do que numa
máquina qualquer de 32 bits.

[]s
Nilson