Bem, você pode instalar no gateway o IPA.

No free.bsd.com.br tem um tutorial sobre o IPA1. Ele não existe mais, agora
é o IPA2, então algumas coisas no .conf são diferentes.

Mas ele irá gerar prá vc uma tabela detalhada de quantos MB trafegaram por
dia/hora/minuto, etc etc.

Ele trabalah integrado ao ipfw, é muito bom.

Abraços.

--
Renato Frederick
FreeBSD Brasil LTDA.