Acho que a solução mais facil é colocar diretamente no xorg.conf assim

Section "InputDevice"
        Identifier  "Keyboard0"
        Driver      "kbd"
        Option "XkbRules" "xorg"
        option "XkbModel" "abnt2"
        Option "XkbLayout" "br"
EndSection

Assim não importando qual seu desktop(gnome,kde,xfce...) você sempre estará com
idioma em portugues no teclado

Freebsd-BR User #88
---
Giancarlo Rubio