On 9/26/06, m3 BSD <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> A questao eh bem essa: Alta Disponibilidade :)
>
> Ou seja, que adiante eu ter um servidor reduntante, se os dois
> estiverem ligados ao mesmo link e o link vier a falhar? minha
> redundancia foi pro espaco :)
> Por isso a solucao se complica, pq visa solucionar esse problema de
> dependencia de somente um ponto de falha :)

O que você procura é uma solução "active/passive SLB" ou
"active/standby SLB". Coloque estes termos no Google e encontrará
várias soluções. Infelizmente não parece haver ports da maioria das
soluções em Linux, como LVS, LARTC, HA-OSCAR e Super Sparrow para
FreeBSD.

Em empresas como datacenters, bancos e provedores, esta é uma
necessidade corriqueira, mas a maioria, senão todos, possuem AS
próprio. Além disso, internamente o que fazem é implementar uma rede
L2 redundante e alguma solução - freqüentemente de fornecedor
comercial - de alta disponibilidade, que também implementa
balanceamento.

Creio que seja possível implementar uma solução com as ferramentas
heartbeat e ucarp, disponíveis no ports.

Boa sorte,

Alex