Postei na lista freebsd-pf essa duvida, mas nao obtive respostas,
entao quero saber dos "mestres" brasileiros. Como eu faco algo similar
a isso no PF:

queue 10 all from table(1) to any out
queue 11 all from any to table(1) in
queue 20 all from table(2) to any out
queue 21 all from any to table(2) in
queue 30 all from any to any in
queue 31 all from any to any out

queue 10 config pipe 1 weight 20 mask src-ip 0x000000ff
queue 11 config pipe 2 weight 20 mask dst-ip 0x000000ff
queue 20 config pipe 1 weight 10 mask src-ip 0x000000ff
queue 21 config pipe 2 weight 10 mask dst-ip 0x000000ff
queue 30 config pipe 1 weight 5 mask src-ip 0x000000ff
queue 31 config pipe 2 weight 5 mask dst-ip 0x000000ff

pipe 1 config bw 10Mb/s
pipe 2 config bw 5Mb/s

Assim eu quero que proporcionalmente os usuarios na table(1), na
table(2) e "outros" dividam nao so os "louros" da banda sobrando, mas
tambem o "prejuizo" da banda faltando. Assim, se tiver por exemplo
demanda de 20Mb/s no pipe 1 (o dobro do tamanho do pipe), os membros
da table(1) sofreram igualmente entre si por falta de banda, mas
sofrerao apenas metade dos membros da table(2), ja "outros" terao 4
vezes o prejuizo da falta de banda ao comparar com os membros da
table(1).

Isso ja funciona perfeitamente com dummynet mas quero fazer com
pf/ALTQ pra aprender. Verifique varias possibilidades com cbq e hfsc,
todos me oferecem um controle de banda pre-definido, e permitem
compartilhar os "louros" se houver mais banda disponive, com "borrow"
no caso do cbq ou definindo bandiwidth na fila default (raiz) no hfsc.
Mas nao consegui ter esse esquema de proporcao entre grupos (numa
table) ou como dividir o "prejuizo" alem dos "lucros" em termos de
largura de banda. Como fazer? Provavelmente eh possivel, mas nao
encontrei.

Exemplos sao mais que bem vindos, ajudem este pobre coitado fazer um
controlinho bacana no PF/ALTQ rs rs. Obrigado.