Gustavo Franklin wrote:
> Bom dia Patrick,

Bom dia :)

> Resumindo, se quiser me remover da lista, você está no seu direito,
> pois você é moderador da lista. Com certeza muitos outros partilham
> dessa atitude. Se para você uma opinião diferente não agregada nada
> (nem ao menos uma discussão), isto mostra uma intolerância e falta de
> visão.

Sinceramente eu esperava que nesse resumo pudessemos dar continuidade a
conversa que voce iniciou, meu e-mail continha alguns argumentos que eu
esperava se nao, ser debativo com mais argumentos, ao menos comentados.
E o "direito" mencionado nao vem do fato de eu ser um dos quase 20
moderadores da lista, e sim da lista ter regras de convivencia que todos
aceitam e concordam ao assina-la (incluindo voce), e cujo descumprimento
preve moderacao/remocao como concordado pelos membros dessa lista no
mesmo ato, de inscricao nela.

> Mas afinal de contas, isto é uma lista de discussão ou um 'clude do
> bolinha', onde todo mundo pensa igual? Porque não pode-se colocar
> idéias diferentes? Se alguém não concordar com o que o outro diz, ela
> tem todo o direito de rebater, e assim sucessivamente, alimentando a
> lista de discussão.

Sim, uma lista de discussao nao de flame war. Esperamos ver nessa lista
argumentos tecnicos, principalmente. Ideias diferentes sao muito bem
vindas, temos aqui usuarios que preferem Linux a BSD, mas usam os dois.
Que preferem OpenBSD a FreeBSD e Linux, que preferem FreeBSD a todos os
outros, os que nao tem preferencia e usam o que melhor os atende. Os que
preferem Postfix e tem pavor de qmail, os que acham o qmail a setima
maravilha do mundo, os que preferem IPFW a PF mesmo PF sendo o "big
hype" e os que acham que PF soh eh hype porque tem meritos por isso.

Todos convivem harmoniosamente bem, sem deixar de defender suas posicoes
quando o momento se apresenta, e defedem com argumentos tecnicos (as
vezes com precisao duvidosa eh verdade, mas isso apenas abre
possibilidade de respostas inteligentes dos que nao concordam). Ninguem
prefere ofensa pura e simplesmente nem comentarios sem conteudo e
ofensivos como o seu no caso dos compiladores.

Se ate pessoas descontroladas como a Heloisa Helena (ok opiniao pessoal
hehe) conseguem apresentar postura sadia, socialmente aceitavel sem
deixar de defender suas posicoes e crencas em um debate com outras
pessoas que pensem igual ou diferente, acredito que todos nos
conseguimos tambem, com tanto que o queiramos.

E quando alguem nao demonstra que quer, nao tem jeito, temos que
moderar, ate que mude o comportamento.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.